FACULDADE KENNEDY

BLOG EM CONSTRUÇÃO....

01 DE MARÇO DE 2011
ESTAMOS TRABALHANDO PARA REFORMULAR ESTE ESPAÇO DE MODO QUE ELE SEJA UMA EFICIENTE FERRAMENTA DE ESTUDOS PARA A PROVA.

sábado, 27 de março de 2010

Oficina jurídica de 27/03/2010

Oficina jurídica de 27/03/2010




Resumo da palestra dada pelo professor Romanely professor Direito Constitucional e Administrativo



Tema: concurso público e Direito Constitucional





O início da palestra foi uma explicação de Romanely sobre o que ele fez em tua vida para que obtivesse o sucesso que tem como Professor e Funcionário Público.



Ele é natural de Jequeri, uma cidade de 10.000 habitantes, cidade difícil de ser encontrada nos mapas. Cresci e vivi até os 18 anos.

Parou de estudar com os 18, pois achava que o trabalho e honestidade conduziriam o homem ao êxito sem precisar dos estudos. E quando disse sobre esta decisão ao pai, teve a afirmativa do pai (homem simples e trabalhador) que o estudo não era tão necessário, mas sim o trabalho honesto, este sim é essencial. Neste período, ele montou uma fábrica de sorvetes e também trabalhou vendendo muambas provenientes do Paraguai.

Aos 22 anos ele começou a observar às pessoas ao redor dele, inclusive os primos e irmãos que estavam tendo uma projeção maior que a dele. Sendo que ele era muito dedicado no que fazia mas a evolução dos outros era mais rápida e o status social que estavam adquirindo era mais concreto.

Por isto ele decidiu voltar aos estudos reiniciando pelo supletivo fazendo 2º e 3º graus em um ano. Depois de formado ele pretendeu fazer vestibular na área de odontologia ou veterinária. Porém alguém muito próximo a ele e de confiança orientou-o a fazer o curso de Direito, pois segundo esta pessoa, ele teria certa vocação devido a alguns aspectos da personalidade de Romanely que o levariam a ter aptidão para exercer a profissão.

Romanely foi motorista de caminhão por três anos em Divinópolis morando em um alojamento. Em viagens a Belo Horizonte, costumava comprar biscoitos da Elma Chips para vender e complementar a renda para pagar os estudos. No último ano de curso de Direito Romanely decidiu que o estudo era a coisa mais importante na vida dele e esta conclusão levou-o a querer se dedicar aos estudos de forma mais intensa e por isto ele decidiu vender o carro, a bicicleta e o lote que havia adquirido com grande dificuldade. E para agravar a namorada dele estava gerando uma criança e disse a ele que esta decisão era errada, pois o filho dele poderia passar dificuldades. Porém Romanely disse que esta decisão iria favorecer o filho, pois a princípio o trabalho que Romanely iria executar daria um sustento para o filho se manter e posteriormente o ganho financeiro seria maior e Romanely poderia conseguir dar uma educação de excelente qualidade para o filho além de produtos que ele mesmo não teve acesso devido à sua origem simples e humilde.



Romanely se mudou para Belo Horizonte e foi morar na Augusto de Lima.

Romanely teve bastante facilidade para conseguir emprego, uma vez que já lecionava na faculdade, tinha grande facilidade em dar aulas pois fora do Diretório Acadêmico e sempre apresentava trabalhos.

No período da faculdade ele teve grande dificuldade pois sempre chegava atrasado e o motivo era seu trabalho intenso e horas de dedicação a outras atividades remuneratórias para conseguir sustentar os gastos na faculdade.

Portanto Romanely vendo esta dificuldade que era parte da sua vida acadêmica, resolveu de forma criativa buscar a solução, ele aproximou-se de um grupo de garotas bastante estudiosas e solicitou participar do grupo. No início as garotas ficaram relutantes pois acharam que ele estaria lá apenas para aproveitar dos trabalhos delas e ter grandes facilidades sem fazer muito esforço. Porém ele explicou às garotas que iria dar o melhor de si e que o motivo de chegar atrasado não era preguiça ou mal vontade com o curso e que o motivo do atraso era a profissão que lhe tomava o tempo e outras dificuldades relativas à instalação na cidade de Divinópolis.

Logo as garotas aceitaram e Romanely começou a se dedicar com mais afinco, inclusive apresentando trabalhos para a turma, coisa que muitas destas garotas do grupo tinham dificuldade de fazer.

Quando Romanely veio morar em Belo Horizonte, ele estudava de sete da manhã às onze da noite durante vários meses.

Romanely então decidiu entregar currículos para vários Cursos preparatórios e em 2004 estava trabalhando no Prolabore, tendo nesta época um conhecimento vasto sobre a matéria de Direito.

Romanely decidiu fazer um concurso de nível superior porém no ano que ele teve esta decisão, foi publicada uma emenda que exigia que alguns concursos só aceitariam candidatos que tivessem três anos de trabalho jurídico.

Ele se sentiu triste e buscou Deus para conseguir forças para vencer e traçar um novo caminho pois seu vasto conhecimento já lhe facilitaria no concurso para magistratura do trabalho, mas esta emenda viria para lhe frustrar. A primeira decisão que Romanely teve foi fazer um concurso menor, pois desta forma ele teria estabilidade e segurança para dar continuidade em seus projetos pessoais.



Quando surgiu o concurso do TJ, Romanely se preparou durante 40 dias e passou. Porém ficou como 1º excedente para a região de Divinópolis. Nesta época surgiu uma insegurança e um questionamento muito grande no interior de Romanely que começou a questionar se não teria capacidade de passar em concursos.

Foi neste momento que a fé em Deus o colocou novamente nos trilhos e ele buscou um novo Norte para sua vida.



Romanely conheceu Maurício Trigueiro que o acolheu no cursinho e disse-lhe: sei que tens conteúdo mas quem vai provar aqui no cursinho é você. Se você fizer os olhos dos alunos brilharem, você será considerado bom professor.

O sucesso de Romanely foi tão grande que hoje ele leciona em diversos cursinhos e cito alguns abaixo:

Mauricio Trigueiro, Prolabore, Escola Judicial Edésio Fernandes, TJ em foco.



Segundo Romanely, não é a origem que vai definir a vida da pessoa mas sim a dedicação e o objetivo traçado.

Ele disse que sabe que cada um dos alunos que estão na Kennedy hoje tem diversas dificuldades e muitos são bolsistas. Ele disse que a faculdade tem a obrigação de orientar o aluno, mas quem vai ou não se tornar um jurista é o aluno.

O professor não vai dizer ao aluno que ele tem que ter esforço e como estudar. O aluno tem que buscar isto por si próprio. É necessário que o aluno tenha perseverança pois muitas sinucas de bico vão fazer o aluno se desgastar e desistir.

Romanely ainda cita um pensamento cristão que o guia até hoje em seus estudos:





"Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz;





Romanely falou sobre os diversos concursos públicos e sobre alguns concursos que estão em andamento como, por exemplo, o concurso do TJ que está agendado para 1º de maio.

Muitas pessoas questionam o Romanely. Quanto tempo é necessário para passar em um certame? Romanely responde: concurso público não é para passar, você faz até passar.

Você trabalha em cima do objetivo até conquistar o que almeja. Tem muita gente que ele conversa e costumam dizer para ele que estão estudando para passar em qualquer concurso. Porém Romanely orienta que não se deve estudar para passar em qualquer concurso, é necessário um foco, um objetivo já traçado. Sendo assim o aluno estuda muitas matérias e se prepara bastante, consegue adquirir uma base e pode até chegar a escolher o concurso a fazer, pois a chance de lograr êxito é tamanha que o aluno se vê diante desta nobre situação.



Cada concurso tem o direcinamento específico. Existe um livro chamado o segredo mas Romanely disse que o sucesso não depende destes segredos escondidos embaixo de sete chaves, mas sim de dedicação e determinação direcionada ao foco.

O concurso do TJ tem um plano de carreira bom, o trabalhador tem estabilidade, apenas seis horas de trabalho diário e um excelente salário.

O estudante de Direito acha que tem que estudar muito até morrer. Na verdade o estudo tem que ser direcionado e focado.

Existe uma separação entre a primeira e segunda instancia.

Na primeira instancia existem pouco mais de 14 mil servidores enquanto a segunda instancia existem 2 mil servidores.

Romanely disse uma vez em uma de suas aulas que muitas pessoas começaram a estudar para um concurso muito próximo da prova, são os famosos pára-quedistas. No final desta aula uma aluna chegou próxima de Romanely e disse que era pára-quedista e que o paraquedas dela nem sequer tinha aberto, pois ela estava se preparando muito em cima da hora. Romanely propôs que a ajudaria em seus estudos. Segundo disse Romanely: Quando faltavam 46 dias para a prova, cheguei e perguntei a ela como poderia ajudar, pois vi a dedicação que ela tinha no cursinho. Ela então solicitou uma ajuda no planejamento de estudos, sendo que ela tinha muitas dificuldades. Seu pai era mecânico, sua mãe falecida e o irmão tinham síndrome de Down.

Romanely fez um cronograma para Helena. Romanely sentindo que poderia ajudá-la mais ainda, lhe disponibilizou o telefone, porém Helena começou a ligar para ele insistentemente para fazer perguntas sobre alguns exercícios que ela tinha dificuldades, chegando mesmo à dar toquinhos todo momento no celular dele, inclusive um dia ela ligou para ele após uma da manhã para questionar sobre as matérias.

A intimidade e confiança foram tamanha que ela começou a chamá-lo de Roma. Fato que trouxe um stress no relacionamento dele e sua namorada. Um dia antes da prova, Helena ligou insistentemente para Romanely solicitando um encontro com ele para tratar de alguns assuntos que a chateava por dentro. Depois de muita insistência Romanely se propôs a encontrar com Helena. Mesmo tendo um dia corrido de 12 aulas a serem dadas.

Helena estava totalmente abalada e disse que sua tia havia dito que ela teria que acostumar com a derrota e que não passaria neste concurso, talvez em outros.

Foi quando Romanely perguntou à garota qual profissão a tia dela exercia. Helena respondeu que a tia dela era uma costureira. Romanely então disse... Como é que sua tia irá saber sobre peculiaridades de um concurso? E ainda afirmou: Olha Helena, eu tenho toda certeza que você irá passar neste concurso. Helena perguntou como ele tinha esta certeza, e novamente Romanely disse: Você passará neste concurso por que estudou muito, dedicou muito e foi um encosto, me ligando tanto que mal tive tempo para respirar, portanto você pegou todas as dicas e detalhes além das maldades da prova.

Helena com 18 anos de idade mal sabia o que era uma constituição e nem mesmo tinha idéia de Código Civil, Penal e outros.

Helena fez o favor de concorrer com 70 mil pessoas e ficar em sexto lugar. Na verdade ela ficou em primeiro lugar, pois por critério de desempate, utiliza-se neste certame a idade, e pela pouca idade, Helena era a mais nova dos seis candidatos. Por este motivo ela havia ficado em sexto lugar.

Para conseguir passar em um concurso, demanda muita organização e foco. Se você inicia seus trabalhos e não tem organização, desiste no caminho.



Romanely disse que ficou 15 meses só estudando, e afirma que se o aluno não for guerreiro, não consegue transpor o obstáculo. Concurso foi feito para lutador, guerreiro. Tem que ter objetivo e foco.



Tem um amigo que estudou comigo na faculdade era considerado o cara. Ele tinha grande facilidade em abordar qualquer assunto. Ele estudava para o Ministério Público de MG. Uma vez perguntei a ele sobre outro concurso, mas ele disse que queria fazer apenas o MP e que tinha que ser para Minas Gerais, o que tornava mais difícil o objetivo.


Ele iniciou os trabalhos lá no 1º ano para cumprir a sua meta quando se formasse. Porém quando terminou o curso, ele levou mais seis anos para conseguir passar no concurso, pois quando chegava à etapa oral, ele não conseguia desenvolver o assunto, mal conseguia abrir a boca. Daí então ele teve que fazer um trabalho com o Psiquiatra para desenvolver a tranqüilidade no momento em que fosse solicitada a prova oral.

Nos bastidores os companheiros falavam que ele não passaria, porém eu sempre dizia que tinha certeza que ele passaria que ele iria superar isto e lograr êxito, pois via determinação e foco no estudo que ele desenvolvia para passar no concurso.

Ele acabou passando e hoje vive tranqüilo recebendo os seus 20 mil mensais.



-------------------------------------------_------------------------------------------------------------



O Concurso do TJ eu leciono desde esfera municipal até concurso para Legislativo.

Eu digo, se você deseja passar no certame da OAB, comece já os seus estudos. Cada uma das provas tem um objetivo diferente. Você tem que conhecer a banca que irá aplicar a prova.



Tem concursos que é obrigatório que se saiba a letra da Lei. Se não souber não passa.



Você encontra a constituição em áudio nos seguintes sites.



www.camara.gov.br

www.stf.gov.br



Se quiser passar em um concurso, tem que saber a lei e as veze4s decorar todo o texto da Lei. Carlos Chagas cobra a letra da Lei sempre em suas provas.

Fundep já cobra mais raciocínio. 90 Por cento dos concursos é a Letra da Lei. Para iniciar qualquer estudo, procure estudar a letra da Lei. Lei a letra e tente gravar. Quando eu estudava para concursos, gravava as Leis em fitas virgens que eu comprava no Oiapoque. Gravei a Constituição toda, inclusive Código Civil, Código Penal e por aí vai.





CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO



Para passar em algum concurso, eu recomendo que vocês façam já concurso para entender como é um concurso, as bancas e modelos de provas.

Tem diversas bancas que aplicam concurso aqui em Minas Gerais.

Fundep (UFMG)

Fumarc (PUC)

Carlos Chagas (Nacional)

CesgranRIO

CESP

Exato



Já a Magistratura e o MP, a organização das provas é interna.



Defensoria é fumarc e fundep



A administração não é cabide de emprego. O servidor público está para servir o povo. Justamente para não virar um parasita, tem que conhecer a natureza do trabalho que ira desenvolver caso passe no certame.

O advogado faz juramentos de defender conforme a justiça, por isto ele não está sendo antiético quando defende um acusado, mas sim garantindo o direito de ampla defesa do acusado e uma pena justa, caso seja comprovado a acusação.



Concursos do Mundo Jurídico.



Primeiro, faz-se necessário que se tire a OAB, porém existe uma série de concursos que não exigem a OAB. Um exemplo é Delegado de Polícia Civil, Delegado Federal.



ATIVIDADE JURÍDICA





CNMP altera resolução sobre atividade jurídica

O Conselho Nacional do Ministério Público aprovou na primeira parte da sessão de hoje, 7 de agosto, o projeto que altera a Resolução nº 4/2006, sobre atividade jurídica para fins de ingresso na carreira do Ministério Público. A partir de agora, passa a contar como atividade jurídica para esse fim, os cursos de pós-graduação na área jurídica realizados pelas escolas do Ministério Público, da Magistratura e da OAB, reconhecidos pelas respectivas instituições, além dos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.

ALGUNS CURSOS EXIGIRÃO TRES ANOS DE ATIVIDADE JURÍDICA PARA O CANDIDATO CONCORRER AS VAGAS.



Constituição é a Lei mais importante pois é base de toda a Lei vigente. Não é necessário ler todos os textos. A Constituição é Prolixa.

UMA BOA MANEIRA DE ESTUDAR É ATRAVÉS DE SINÓPSE. MUITO EFICIENTE.

Algumas sinopses eu não recomendo, como a de Maximiliano.

A sinopse da editora Saraiva é bem sintética, boa para pegar uma base, mas não para aprofundar.

Quem estuda para concurso não deve ficar estudando Doutrina, pois não dá tempo... estude o texto das leis. Pois se for estudar todas as doutrinas, vamos supor que o aluno tenha que estudar 20 mil páginas. Ele nunca estudará tudo isto...

Vou citar um exemplo:

Tenho um amigo que é procurador no Rio de Janeiro. No dia da Colação de Graus, ele veio dizer que seria procurador da república. Nós da sala dele apoiamos, mas pensamos: ele não tem a menor chance, é sempre um bom malandro, quase não estuda, não faz trabalhos. Um belo dia eu encontro uma solicitação para amizade no Orkut, o convite era do companheiro Carioca. Solicitei o telefone dele e conversamos bastante. Eu iria ao Rio de Janeiro em dez dias. Daí então nós nos encontramos lá e vi que ele continuava malandro daquele jeito, até na maneira de falar. E lá na praia ele disse a mim que estava trabalhando num prédio e apontou o dedo. O prédio era da procuradoria. Então eu pensei, ele deve estar trabalhando lá de auxiliar, ajudante, assessor ou qualquer outra coisa. Ele então me disse que era procurador, foi aí que eu disse a ele que eu disse a ele que orientava alunos em cursinho e que gostaria muito de saber sobre a maneira que ele utilizou para estudar, seus métodos.

Ele disse que viu que os livros eram muito caros, que não daria para ele comprar os livros e continuar tomando uma cervejinha, então ele teve que comprar as sinopses de 30 reais cada. Pegou todas as provas que conseguiu acessar. Ele imprimiu todas e resolveu-as. Ele tem meio metro só de provas. Ele disse que iria derrubar todas as provas de concurso e foi isto que ele fez. Existem temas que vem com grande freqüência nas provas. Tem temas que a sinopse não consegue explicar. Ele lia só os pontos da matéria para solucionar a questão.



E como eu sempre digo pela minha experiência de professor de cursos, tenho visto que as mulheres em geral têm o habito de pegar o livro e fazer um resumo que às vezes dá o dobro do livro. Os homens são mais práticos. Quando for organizar seus estudos não caia na bobeira de fazer resumo, faça mapas mentais. A escrita linear é difícil para memorizar. É possível sim criar mapas mentais. O que é leitura dinâmica? Leitura rápida. Como vou aprender a leitura dinâmica? Lendo rápido. E como aprenderei a ler rápido? Lendo rápido, é muito simples.

Um exemplo deste fato é que, eu comecei a correr com meu irmão que é um excelente atleta. Corri com ele três quilômetros e já estava exausto. Porém passando meses eu já corria 09 quilômetros e sem sentir dores musculares. E prendendo ainda correr até os vinte quilômetros, pois é desumano maratona mais que 20 KM.

O cérebro é igual o corpo, você condiciona-o a suportar mais e mais. Se você começar a estudar do nada durante vinte minutos, você irá cansar rápido, porém se fizer um estudo de forma gradual, sempre irá acostumar cada vez mais até poder ter a capacidade de estudar durante horas. Outra dica que deixo é que a cada uma hora de estudo, pare para estudar durante dez minutos. Esta é a estratégia das escolas e faculdades na troca dos professores, senão os alunos não suportariam.

Uma outra dica muito valiosa é ir na feira Hip e comprar um porta bíblia, pois quando eu comprei um destes, minha cabeça já estava cansada de ficar abaixada e dava até torcicolo, por isto a oxigenação do meu cérebro melhorou e eu pude ter um melhor desempenho.

O aluno precisa de ter um foco. Convivo com pessoas medianas e o que vai diferenciar essas pessoas de outras é o desempenho. Quando se repete muito, massifica a idéia . crie um foco, veja e observe, entre no mundo jurídico. Crie conexão. Atente ao que não vai te fazer chegar no concurso e o que irá te auxiliar nos estudos. O que lhe fará chegar no concurso é você criar um caminho, tentar visualizar o que deseja e traçar uma meta. E quando se tornar um funcionário público, exerça sua função com amor, este será o diferencial que você irá fazer para a sociedade.




PROVA DA OAB



Até o ano passado, quem preparava era a própria OAB. Agora é a cespe. São 100 questões de múltipla escolha e 12 de constituição. Cobram agora Direito eleitoral e Direito do Consumidor. Para você estudar bem e conhecer a prova, entre no site da Cespe e baixe todas as provas que tiverem. A OAB interfere na prova. Pelo que conheço de Banca Examinadora, a Cespe é a melhor instituição para aplicação de provas. Pois as provas da Cespe exigem raciocínio.



DICAS PARA FAZER PROVAS



Vou dar uma dica importante: quando o aluno for estudar, ele pega uma prova na rede e imprime, pois esse negócio do aluno falar que vai baixar a prova e fazer muitas vezes acaba acontecendo o contrário. Mas quando o aluno imprime aí a situação é diferente, ele acaba fazendo-a. Livro não foi feito para enfeitar prateleira. Ele fio feito para empoeirar, rasgar, sujar. Foi feito para que o conteúdo saia dele e entre direto para teu cérebro. Se o livro estiver limpinho e sem folhas amassadas é sinal que o aluno não está trabalhando com o livro.



LEITURA DINÂMICA



Como aprender a ler rápido? Lendo rápido. Leia o livro e não volte na página anterior. Na primeira vez que for ler, leia rápido. Mas leia com atenção. Não marque o texto a primeira vez que ler, marque a segunda. Depois que fizer a primeira leitura. Faça uma leitura menos rápida. Leitura de Lei é devagar, leitura de doutrina é rápido.



Muitos autores têm mania de colocar jurisprudência em suas obras. Pegue o ultimo concurso e veja qual a bibliografia. Estude-a. no site do STF, no link a constituição e o supremo vocês terão as decisões do STF, as jurisprudências.



DICA DAS CINCO MULHERES PARA CONCURSO



Vou citar aqui as cinco mulheres importantes para que você passe em um concurso.



Doutrina, jurisprudência, Leis, Analogia, e por último, a mãe...

O que significa a mãe?

Geralmente a mãe é sabia, age com o coração, mas é bastante sábia, mesmo sem conhecer um conteúdo sua mãe lhe dá um bom conselho. Portanto o que irá dar base para tudo isto é a tua sabedoria, tua boa interpretação,



DEFENSORIA PÚBLICA



A prova da defensoria é para aqueles que amam advogar, amam causas sociais. O salário é 6.500 iniciais.



CURSO DE EXERCÍCIOS É EFICIENTE?



O curso de exercícios é interessante quando o aluno conhece a matéria, caso contrário o aluno ficará boiando.



MELHOR AMIGO DO CONCURSO



O melhor amigo do concurso é o Edital, pois o Edital é a Lei do certame. Uma boa dica é o aluno pegar este edital e riscar as partes que já foram estudadas. Desta maneira, o aluno não deixará de estudar as matérias propostas.





MEU EMAIL: profromanely@hotmail.com


ORKUT: Professor Romanely

Um comentário:

  1. Fala primo!!!!

    Parabéns pela narrativa da palestra, foi bastante fiel.

    Isaias

    ResponderExcluir