FACULDADE KENNEDY

BLOG EM CONSTRUÇÃO....

01 DE MARÇO DE 2011
ESTAMOS TRABALHANDO PARA REFORMULAR ESTE ESPAÇO DE MODO QUE ELE SEJA UMA EFICIENTE FERRAMENTA DE ESTUDOS PARA A PROVA.

sábado, 3 de abril de 2010

Felíz Páscoa


Feliz Páscoa!, por dom Irineu Roque Scherer*A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação e morte. É comum nas igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da Ressurreição de Cristo, realizada por meio de Eucaristia. O domingo de Páscoa é diferenciado, pois celebra o aniversário da Ressurreição, a festa da vida .




O nome Páscoa vem do hebraico e significa passagem do Egito à terra prometida, passagem do velho para o novo, da escravidão do pecado à liberdade, da morte para a vida. Esta festividade é comemorada até hoje por todos os judeus do mundo. O próprio Jesus, que era judeu, comemorava anualmente a Páscoa judaica com seus familiares seguindo suas tradições.







Como a Ressurreição ocorreu num domingo, a Páscoa sempre será celebrada no domingo, primeiro dia da semana. E o domingo, por sua vez, é o dia do Senhor, e não mais o sábado, como no Antigo Testamento. Na Páscoa, ocorreu essa mudança, que foi introduzida nas religiões cristãs. A Páscoa deixou de ser a celebração vinculada à libertação dos judeus e passou a ser a comemoração da Ressurreição de Jesus.



Ela faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração da Quaresma sempre tem seu início com a Quarta-feira de Cinzas, passa pelo Domingo de Ramos, pela Semana Santa e se conclui com a vigília pascal, a celebração litúrgica mais solene do ano.



Para continuar lendo, clique em mais informações:











Os símbolos pascais presentes atualmente remetem à mensagem da vida. Na verdade são grande mistura de diversas culturas e povos da Terra. O ovo da Páscoa é um exemplo disso. Especialistas estudiosos da história identificam que os ovos de chocolate, os ovos pintados e coloridos têm origem nas festividades que ocorriam na primavera e tinham origem em povos germânicos. Quando estes se converteram para o cristianismo, continuaram suas tradições traduzindo seus significados para a nova religião.







Mas existem registros de que outros povos também se utilizavam de ovos, principalmente ovos coloridos pintados a mão em festividades que ocorriam na mesma época. É o exemplo dos persas, chineses, romanos, judeus e armênios.







Provavelmente, isto ocorria porque é na primavera que as aves e animais começam o período reprodutivo. Isso fez muitos povos vincularem a chegada da primavera ao momento do nascimento, renascimento, e nada melhor para representar isto do que ovos.







O uso do chocolate só ocorreu muito tempo depois, na França, e com o surgimento das indústrias de chocolate. Isto foi influenciado pela igreja cristã, que proibia o consumo de carne animal durante a Quaresma. Assim, se tornaria mais apropriado presentear as pessoas com ovos de chocolate e não mais com ovos de galinha pintados.







Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.







Como Deus nos deu como maior presente seu Filho Ressuscitado, o Messias, vencedor da morte, assim os cristãos gostam de oferecer presentes uns aos outros, em família, aos amigos e benfeitores. O presente é um sinal concreto do amor que temos para com as pessoas que queremos bem. E o amor só é amor quando se traduz em obras, em gestos concretos. Do contrário, seria um amor só de palavras.







A celebração da Páscoa deve ser realizada com muita alegria, na participação das celebrações pascais, na união das famílias e das comunidades. Deve brotar do coração e de nossa vivência com Cristo, e deve se estender ao longo de todo o ano e ao longo de toda a nossa vida.







*Bispo diocesano de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário